Projeto de divulgação da memória do Marabaixo, maior tradição cultural do Amapá

segunda-feira, 13 de março de 2017

Visite até 12 de abril a exposição "As Tias do Marabaixo" em Belém



A partir do dia 15, o público de Belém poderá conhecer As Tias do Marabaixo. A abertura será nesta quarta, a partir das 19h, com entrada gratuita. 

A exposição reúne 18 fotos que o jornalista, fotógrafo e cineasta Fabio Gomes fez ao longo das filmagens de seu documentário também intitulado As Tias do Marabaixo, em durante os festejos do Ciclo do Marabaixo nos meses de maio e junho de 2014. Parte do material filmado deu origem, no primeiro semestre de 2015, a cinco curtas-metragens, cada um dedicado a uma das homenageadas.

A atual mostra é o maior evento já realizado com material do projeto e representa nossa homenagem a todas as mulheres no mês a elas dedicado.

O projeto -  O projeto As Tias do Marabaixo visa preservar e difundir a memória do Marabaixo, tradição cultural afro-amapaense. Nos meses de maio e junho de 2014, Fabio Gomes gravou em Macapá (AP), entrevistas com as principais figuras históricas do Marabaixo - Tia Chiquinha, Tia Zefa, Natalina, Tia Zezé e Tia Biló -, todas consideradas memórias vivas de suas comunidades. Tia Chiquinha faleceu em fevereiro de 2015, aos 94 anos.

Entre agosto de 2014 e novembro de 2016, fotos e curtas foram exibidos nos estados do Amapá, Bahia, Rio de Janeiro. Rondônia e Tocantins.

Além da exposição de fotos e dos curtas, o projeto abrange outros dois produtos: um livro de fotografias e um documentário de longa-metragem, ambos incluindo material captado entre 2013 e 2016, e sem data prevista para lançamento. O blog do projeto, lançado em 2014, já registrou mais de 8 mil acessos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário