Projeto de divulgação da memória do Marabaixo, maior tradição cultural do Amapá

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Tem exposição de fotos d'As Tias do Marabaixo dia 13, na Quarta da Murta no Laguinho

Texto e foto: Fabio Gomes

Tia Biló


A convite de Laura do Marabaixo, neta da Tia Biló, estarei na quarta, 13 de maio, levando minha exposição de fotos d' As Tias do Marabaixo a um importante endereço de Macapá - a casa da rua Eliezer Levy, no bairro do Laguinho, onde morou Mestre Julião Ramos e atual sede do Centro Cultural Tia Biló. Foi lá que, levado pela cantora Patrícia Bastos, eu conheci em 2013 o Marabaixo em sua verdadeira essência. Também ali foram filmadas cenas do meu documentário As Tias do Marabaixo, incluindo as cenas que resultaram em meu curta-metragem Tia Biló, lançado em março. Só a importância do local em si para a História do Marabaixo já seriam suficientes para me alegrar imensamente, mas há mais dois aspectos que tornam a ocasião ainda mais especial:

  • Dia 13 de maio, como é de conhecimento geral, é a data de assinatura da Lei Áurea, que pôs fim à escravidão no Brasil, em 1888. Agora em 2015, a data coincide com o festejo da Quarta-Feira da Murta do Divino Espírito Santo, rodada de Marabaixo festejada apenas no bairro do Laguinho, e cujas comemorações vão até o amanhecer da Quinta-Feira da Hora, quando é levantado o Mastro do Divino Espírito Santo, que será buscado nas matas do Curiaú neste sábado, dia 9. 

  • Será a primeira exibição pública dos novos banners com as fotos da exposição, confeccionados no mês passado. São nas dimensões 60x90, um pouco menores que os banners originais, expostos em dezembro na Fortaleza de São José de Macapá, e que doei para o acervo do Grupo Poético Pena & Pergaminho. O tamanho dos novos banners os torna mais apropriados para transporte que os anteriores, algo importante porque já começam a chegar convites para que eu exponha as fotos e exiba os curtas em outros estados brasileiros, o que devo fazer a partir do final do atual Ciclo do Marabaixo. 


A foto que abre este post faz parte da exposição As Tias do Marabaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário