Projeto de divulgação da memória do Marabaixo, maior tradição cultural do Amapá

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Curtas são destaque no blog de Humberto Finatti

Pela primeira vez, o documentário As Tias do Marabaixo foi noticiado por um jornalista de fora do Amapá. 

O jornalista Humberto Finatti publicou há pouco atualização do post mais recente de seu blog Zap'n'Roll, que, há 12 anos no ar, é um dos endereços mais longevos do jornalismo cultural brasileiro (com ênfase em rock e cultura pop). Na atualização, Finatti lista suas tradicionais dicas de final de semana, onde nosso conjunto de cinco curtas-metragens já lançados está lado a lado com a recomendação para o leitor ir à exposição de Joan Miró recentemente inaugurada em São Paulo, e dos novos CDs de Faith no Moore e Mumford & Sons, além do site Nada Pop e do blog Impaciente e Indeciso. O trecho do post onde o doc é citado é reproduzido abaixo. Para ler o post na íntegra, acesse o Zap'n'Roll.


***

* Doc bacana pra assistir na web: produzido, dirigido, montado e editado pelo jornalista e cineasta Fabio Gomes (e que é além de tudo, dileto amigo dessas linhas rockers online), As Tias do Marabaixo é uma fascinante viagem sonora e visual por um dos ritmos musicais regionais mais conhecidos e festejados do Amapá – o Marabaixo. O documentário, que é dividido em vários vídeos e pode ser assistido no YouTube, foi concebido por Fabio (que mora em Macapá, capital do Estado, e é um jornalista musical atuante e mega conhecido no Norte brasileiro, sendo editor do bacaníssimo blog Som do Norte) para mostrar como a cultura do instrumento e do ritmo percussivo é passado de geração em geração através de décadas já, com enfoque nas “tias”, senhoras já idosas mas que continuam dedicando sua vida à preservação da memória musical deste genuíno ritmo amapaense. 

Vale muito assistir, sendo que você pode conferir tudo sobre o documentário (e visualizá-lo também) aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLX-_10y1i7Kc1ABQiZObbxLGxqB4WbPcN

E saber mais sobre ele aqui, sendo que o blog do projeto já atingiu cerca de três mil acessos: http://tiasdomarabaixo.blogspot.com.br/.


 
Zap’n'roll e o jornalista Fábio Gomes em Macapá, em outubro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário