Projeto de divulgação da memória do Marabaixo, maior tradição cultural do Amapá

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Galeria: Natalina visita a exposição no Amapá Garden




Na tarde deste domingo, Natalina Costa esteve visitando a exposição de fotos As Tias do Marabaixo no Amapá Garden Shopping, com sua filha Valdilene Costa e sua neta Lorena Mendes. (Ao lado, Natalina observa um cartão-postal com foto sua) 

Ao contrário de Tia Zezé e Tia Zefa, outras homenageadas que já haviam visitado a mostra, Natalina estivera anteriormente no shopping, numa rápida passagem, contaram suas familiares. Lorena agradeceu ao jornalista Fabio Gomes pela iniciativa do projeto, dizendo que sabe que poucas vezes se faz uma exposição que tem como protagonistas pessoas idosas. 


Natalina com Fabio Gomes  

Na hora em que a família de Natalina visitava a exposição, chegou a poetisa Mary Paes, que recentemente apresentou seu primeiro recital poético solo. Mary aproveitou para conhecer pessoalmente Natalina, e ficou encantada pelo alto astral e simplicidade de nossa homenageada. 

Outra visita: Suelen Leão



No sábado, visitou a exposição a jovem modelo amapaense Suelen Leão. Ela será o rosto das campanhas de divulgação das camisetas produzidas pelo blog Som do Norte, o que inclui a coleção As Tias do Marabaixo. Aguardem novidades para outubro!


Suelen se declarou encantada pela oportunidade e já abraçou a causa!


domingo, 21 de setembro de 2014

Galeria: Tia Zefa visita a exposição As Tias do Marabaixo


Na tarde deste domingo, Tia Zefa esteve visitando a exposição de fotos As Tias do Marabaixo  no Amapá Garden Shopping. A exemplo de Tia Zezé, que esteve na abertura da mostra no dia 15, Tia Zefa não havia estado anteriormente no shopping. 

Acompanhada de diversos familiares (entre filhas, netos e bisnetos), tia Zefa conferiu as fotos em que aparece, sendo uma ao lado de Tia Chiquinha, sua irmã de criação, e outra junto a Tia Biló, sua afilhada. 




Tanto Tia Zefa quanto sua família parabenizaram o jornalista Fabio Gomes pela iniciativa, e lhe agradeceram por estar se dedicando este projeto. Josefa Ramos, filha de Tia Zefa que mora atualmente em Belém, destacou que nunca foi realizado antes em Macapá um projeto desta natureza envolvendo figuras do Marabaixo. 





Tia Zefa esteve por duas horas no estande da exposição, e recebeu de presente a coleção completa de cinco postais (dois dos quais com fotos suas) criados por iniciativa do Amapá Garden. Amanhã, Fabio Gomes entregará a Tia Zefa em sua residência a camiseta na qual ela aparece abençoando Tia Biló. 



Outra visita: Laís Maciel


Quem também esteve visitando a exposição, no sábado, foi a jovem Laís Maciel, que este ano participou do Ciclo do Marabaixo no grupo Raízes da Favela, e cuja foto ao lado de Tia Chiquinha foi escolhida para ser o cartaz da atual exposição e também um dos postais. 

sábado, 20 de setembro de 2014

A propósito de Tia Luci


Acima, vemos uma foto da segunda página do livro de visitas à exposição de fotos d' As Tias do Marabaixo no Amapá Garden Shopping, que vai até o próximo dia 30, diariamente no horário de 10 às 22h. 

Como é a primeira vez que tenho um livro de visitas de uma exposição minha, reconheço que não dimensionei bem o espaço para comentários (e também não lembrei de colocar campo para data, confesso que não sei como outros conseguem fazer tantos campos numa página só ;) e no geral os comentários têm sido sucintos, e também elogiosos. 

Um em especial, porém, me chamou a atenção, e creio que merece ser respondido num post no blog do projeto, já que é uma questão de interesse geral de todos os que acompanham o projeto e que apreciam o Marabaixo.

Falo do comentário de Julieta Amaral, de Macapá, que assim se expressou: "Muito bom, mas faltou homenagear Tia Luci e outras que fizeram história". 

Talvez Julieta Amaral não tenha lido o texto que apresenta a exposição (e que está num display no corredor, no sentido de quem vem da entrada principal em direção à exposição, mas colocado de fato um pouco distante do balcão que, para a maioria, acaba sendo o 'marco inicial' do percurso). No texto, eu explico que as filmagens e as fotos foram produzidas no período de maio a junho deste ano, de modo que não poderia haver imagens de Tia Luci, falecida em 15 de agosto de 2013. 

De todo, muito pertinente a observação de Julieta - tão pertinente, aliás, que, na realidade, o projeto As Tias do Marabaixo se constitui numa grande homenagem a Tia Luci. Foi ao saber que não ficaram registros de suas memórias ligadas ao Marabaixo que eu decidi criar o projeto e gravar os depoimentos de Tia Chiquinha, Tia Zefa, Natalina, Tia Zezé e Tia Biló. Por isso, o filme será dedicado a Tia Luci, in memoriam. Isto consta da ficha técnica do filme, um texto que deveria ter sido impresso e estar exposto junto às fotos no Amapá Garden. Porém, nem ficha, nem agradecimentos foram impressos, devido a uma falha que só se constatou quando já era o dia da abertura da mostra e não havia mais tempo para corrigir. Em função disso, publicamos aqui no blog a ficha técnica do filme e os agradecimentos da exposição. 


Texto da exposição no Amapá Garden Shopping

Durante o Ciclo do Marabaixo de 2014, foi rodado em Macapá o documentário As Tias do Marabaixo, com direção e roteiro do jornalista Fabio Gomes.

Foram entrevistadas as principais representantes desta secular manifestação cultural afro-amapaense: Tia Chiquinha, Tia Zefa, Natalina, Tia Zezé e Tia Biló. O longa-metragem, a primeira realização audiovisual do blog Som do Norte, está em fase de pós-produção e tem lançamento previsto para 2015. As imagens desta exposição retratam momentos de making-off das filmagens.

O Marabaixo é celebrado anualmente no chamado Ciclo do Marabaixo, que se estende por dois meses, do Domingo de Páscoa ao Domingo de Pentecostes, e se constitui na maior tradição cultural do Amapá, ainda pouco conhecida fora do estado. O projeto AS TIAS DO MARABAIXO tem como objetivo auxiliar na difusão em escala nacional desta rica cultura, através do registro de depoimentos com suas principais protagonistas vivas. Os registros darão origem a uma série de produtos: além do longa, prevê-se a edição de cinco curtas-metragens e de dois livros, um com fotos das filmagens e outro com a íntegra dos depoimentos gravados.

Agradeço ao Amapá Garden Shopping a gentil acolhida ao projeto.

Macapá, setembro de 2014
Fabio Gomes
(96) 8124-9871

Ficha técnica do filme e agradecimentos da exposição

FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO

Direção, roteiro e produção executiva – Fabio Gomes
Argumento - Andreia da Silva Lopes e Fabio Gomes
Entrevistadas - Tia Chiquinha
                        Tia Zefa
                        Natalina
Tia Zezé
                        Tia Biló
Participação especial: Valdinete Costa
Música - Tia Chiquinha, Tia Zefa e Tia Zezé
Filmagem e edição – Graphite Comunicação
Fotografia/cinegrafista - Bruno Vinicius M. Simões, Sidnei Costa e Sady Menescal
Edição e áudio - André Cantuária
Este filme é dedicado a Tia Luci (in memoriam)

AGRADECIMENTOS

Às entrevistadas Tia Chiquinha, Tia Zefa, Natalina, Tia Zezé, Tia Biló, Valdinete Costa e respectivas famílias
Graphite Comunicação
Amapá Garden Shopping
Andreia da Silva Lopes
Associação Cultural Berço do Marabaixo – Barracão Tia Gertrudes
Associação Cultural Raimundo Ladislau - Centro Cultural Tia Biló
Casa do Artesão
Celia Ayres
Chico Terra
Clícia Vieira Di Miceli
Danniela Ramos
Darlyenne Paes
Diário do Amapá
Dira Fonseca
Elízia Congó
Emília Monteiro
Esmeraldina dos Santos
Escola Estadual Oneide Pinto Lima
Germani Barbosa
Grupo Raízes da Favela – Barracão Dica Congó
G1 Amapá
Helida Pennafort
Jaqueline Monteiro
Joãozinho Gomes
Jornal A Gazeta
Kelly Paulino
Laís Maciel
Lara Utzig
Laura do Marabaixo
Márcia Alcântara
Neusa Soares
Osvaldo Simões
Patrícia Bastos
Prsni Nascimento
Raimundo Paulo
Ronaldo Pinto
TV Amapá
Val Milhomem
Wilson Cardoso
Xeniu’s Hotel

E a todos que, direta ou indiretamente, têm contribuído com a realização deste projeto. 

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Galeria: Abertura da Exposição As Tias do Marabaixo no Amapá Garden Shopping

Fabio Gomes no balcão da exposição
(fotos: Prsni Nascimento)


A exposição As Tias do Marabaixo no Amapá Garden Shopping foi aberta na noite desta segunda, 15 de setembro, reunindo 16 fotos do jornalista Fabio Gomes feitas durante o Ciclo do Marabaixo 2014. O material, gerado como making-off do documentário que Gomes rodou nos meses de maio e junho, retrata as principais figuras históricas vivas do Marabaixo amapaense - Tia Chiquinha, Tia Zefa, Natalina, Tia Zezé e Tia Biló. A exposição, com entrada franca, pode ser visitada no shopping diariamente até 30 de setembro, no horário das 10 às 22h.




O ambiente da exposição apresenta também manequins com roupas de Marabaixo, cedidas por Celia Ayres, além de divulgar a coleção de camisetas As Tias do Marabaixo, com fotos que fazem parte da exposição. Quem adquire as camisetas passa a ser um apoiador do projeto, com direito à inclusão de seu nome nos agradecimentos do longa-metragem que tem lançamento previsto para 2015. 





No dia da abertura, tivemos presenças ilustres. Tia Zezé, uma das entrevistadas do documentário, compareceu com sua família.


Fabio Gomes e Tia Zezé

Também prestigiou a abertura Andreia da Silva Lopes, sobrinha de Tia Zefa e apoiadora do projeto As Tias do Marabaixo desde o começo. 


Fabio Gomes e 
Andreia da Silva Lopes




Uma novidade no projeto é a coleção de postais, criada por iniciativa do próprio Amapá Garden Shopping.  Na foto abaixo vemos Kelly Paulino, coordenadora de marketing do shopping, com dois postais (a coleção completa reúne cinco). 


Colecionar os postais é muito simples. Qualquer nota de compra em loja do Amapá Garden, não importando o valor, dá direito à troca por um cartão-postal exclusivo. 

Clientes do shopping trocam notas por postais



Quase no final da noite, registramos a visita de duas jornalistas que observaram tudo muito atentamente... 



...e aproveitaram a presença do autor das fotos para saber mais sobre o projeto.  Fabio Gomes pretende estar ao menos por algumas horas a cada dia da exposição. Visitas de escolas podem ser agendadas pelo fone 8124-9871. 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Evento: Exposição As Tias do Marabaixo no Amapá Garden Shopping

Foto: Prsni Nascimento


Abriu ontem no Amapá Garden Shopping (Macapá) a exposição As Tias do Marabaixo, com 16 fotos de Fabio Gomes ampliadas especialmente para a ocasião. 

Estiveram presentes no local, entre outros, a Tia Zezé, uma das entrevistadas de nosso documentário, e Andreia da Silva Lopes, parceira do projeto. 

A exposição pode ser visitada  no local de segunda a domingo, das 10 às 22h, até o dia 30.

O shopping criou uma promoção ligada à mostra: qualquer nota de compra em loja do Amapá Garden, não importando o valor, dá direito à troca por um cartão-postal exclusivo. São cinco modelos, todos com fotos da exposição. Confira os postais abaixo:








Galeria de Apoiadores: Sabrina Azevedo



Na foto, vemos Sabrina Azevedo, funcionária do Amapá Garden Shopping, onde se realiza até o dia 30 a exposição de nossas fotos, usando a camiseta da Natalina. À Sabrina, o nosso "muito obrigado"!



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Fotografias das 'Tias do Marabaixo' serão expostas em shopping no AP


Mostra vai exibir 18 registros feitos durante Ciclo do Marabaixo 2014.
'As Tias do Marabaixo' ficará aberta ao público de 15 a 30 de setembro.

Fabiana Figueiredo Do G1 AP

Tia Biló (sentada) tomando bênção de sua madrinha Tia Zefa (em pé) durante festejos (Foto: Fábio Gomes/Divulgação)
'Tia' Biló (sentada) e 'Tia' Zefa (em pé) foram
fotografadas durante festejos e fazem parte da
exposição (Foto: Fábio Gomes/Divulgação)


Fotografias que retratam quatro mulheres negras amapaenses e o envolvimento delas com o marabaixo - manifestação cultural característica do Amapá - serão expostas em um shopping na Zona Sul de Macapá. A mostra "Tias do Marabaixo" reúne 18 imagens que registram a participação delas na dança, na música e no ritual da tradicional festa. A exposição gratuita inicia no dia 15 de setembro, às 19h, e segue até o dia 30 do mesmo mês.

As obras fazem parte de um projeto que leva o mesmo nome da exposição e inclui curtas-metragens, camisas e livros com fotos e relatos.

O jornalista gaúcho que mora no Amapá, Fabio Gomes, de 43 anos, é o organizador do projeto, que conta ainda com um documentário sobre o marabaixo, previsto para ser lançado em 2015.

"O projeto tem como foco a preservação da memória do marabaixo através dessas 'tias' reconhecidas pelas comunidades como 'histórias vivas' dessa cultura. Além de mostrar também o que é esse costume para expectadores do país e até do mundo", explicou Gomes.

Exposição retrata histórias do Marabaixo, cultura tradicional do Amapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Exposição já foi feita em uma biblioteca e numa
escola do AP (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

As fotografias foram registradas durante as gravações do documentário, feitas em maio e junho de 2014, período do Ciclo do Marabaixo, quando acontecem as festas tradicionais denominadas de 'rodas do marabaixo'. As personagens do documentário são a 'Tia' Chiquinha, de 94 anos, a 'Tia' Zefa, de 98 anos, Natalina, de 82 anos, e 'Tia' Biló, de 89 anos. Elas são moradoras de locais considerados "berços" da manifestação cultural.

A exposição já foi apresentada na Biblioteca Gertrudes Saturnino, que fica na Associação Cultural Berço do Marabaixo, e na Escola Estadual Oneide Pinto Lima, no bairro Boné Azul.

O marabaixo é uma festa típica do Amapá, que surgiu quando os negros da África vieram morar no estado e procuravam uma diversão apesar de estarem aprisionados nos barcos portugueses durante toda a viagem. Ele tem como elementos a dança, os "ladrões", que são as músicas entoadas através das "caixas", instrumentos de percussão que dão ritmo às apresentações, a tradição religiosa e a "gengibirra", bebida que mistura cachaça e suco de gengibre.

Serviço
Exposição 'As Tias do Marabaixo'
Dia: de 15 a 30 de setembro
Hora: das 10 às 22h
Local: Amapá Garden Shopping (Rodovia JK)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Novos modelos das camisetas d'As Tias do Marabaixo destacam cidade de Macapá

Já estão disponíveis os novos modelos das camisetas d'As Tias do Marabaixo. A única modificação em relação aos modelos anteriores é a inclusão dos dizeres Macapá - Amapá - Brasil, evidenciando a origem do produto e da cultura que ele exalta. 

A sugestão para realizar esta modificação veio da direção da Casa do Artesão, ao tomar conhecimento dos nossos produtos .

As camisetas anteriores, sem os dizeres, seguirão sendo vendidas até o final do estoque. Todas as camisetas produzidas de agora em diante já estarão no novo padrão.


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Galeria de Apoiadores: Dira Fonseca


Na foto, vemos Dira Fonseca, apoiadora de primeira hora do nosso projeto, usando a camiseta da Tia Chiquinha. À Dira, o nosso mais sincero agradecimento!



segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Saiba como apoiar o projeto As Tias do Marabaixo

As Tias do Marabaixo
O projeto As Tias do Marabaixo tem como principal realização prevista a edição de um documentário de longa-metragem, no qual se possa colocar a parte mais relevante dos depoimentos que gravamos com Tia Chiquinha, Tia Zefa, Natalina (ao centro da foto), Tia Zezé e Tia Biló, além da participação especial de Valdinete Costa. O filme terá ainda cenas de festas do Ciclo do Marabaixo 2014, incluindo o Cortejo da Murta; a previsão de lançamento é durante o ano que vem.

Antes do longa, o material filmado deve dar origem a cinco curta-metragens, um sobre cada uma das entrevistadas, e outro traçando um panorama geral do material completo. Também estão previstos dois livros, um de fotos e outro com a íntegra dos depoimentos.

E de que forma você pode participar de nosso projeto? É muito simples

  • Efetuando uma doação em dinheiro através do serviço PagSeguro - há um botão de pagamento na lateral esquerda do blog. Ao clicar nele, você é encaminhado para uma página do PagSeguro, onde pode escolher a quantia a ser doada, e também escolher a forma de efetuar essa doação - cartão de crédito, depósito bancário, transferência bancária ou boleto. 

Todos os apoiadores terão os nomes divulgados aqui no blog, e também serão incluídos nos agradecimentos do filme.